Quando trocar cabos ou fios elétricos de casa

É de grande importância saber quando é necessário realizar trocas de cabos e fios para evitar acidentes e manutenções que pode danificar equipamentos elétricos em sua casa ou interfiram na produtividade da sua empresa.

O que verificar no seu Fio ou Cabo Elétrico.

Para entender quais são os “principais sintomas” que estes produtos apresentam, é imprescindível adquirir produtos com selos que comprovem a qualidade.
A RCM cabos elétricos por exemplo, padroniza seus processos de acordo com as normas Internacionais ABNT, e seus produtos de certificação compulsória possuem os Certificados da Marca de Conformidade do INMETRO para fios e cabos.

Como saber se o fio ou cabo elétrico é de confiança.

Em toda sua produção a RCM cabos elétricos garante a utilização das melhores matérias-primas, como o Cobre eletrolítico que por sua vez e um cobre puro (99,98% de pureza), também por ser associada à Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos – Qualifio, entidade que atua no monitoramento dos produtos deste segmento, bem como incentiva sua correta utilização e instalação.
Então para garantir que está comprando um produto de qualidade e segurança verifique se ele possui certificados de qualidade e se a matéria prima vem de fontes confiáveis e com certificados.

4 Sintomas que podem o correr quando o cabo ou fio elétrico está com problemas

  • 1 Cabos e Fios com más condições

Cabos e fios elétricos que estão descascados, amassados e em estado de corrosão apresentam um perigo, uma vez que conduzirão energia elétrica, e portanto precisam apresentar boa qualidade. Caso contrário, comprometem a segurança da instalação e isso é um sinal que eles precisam ser substituídos com urgência.

  • 2 Ligações ou desarmações frequentes de disjuntores

 A desarmação frequente pode ser por conta de uma instalação sobrecarregada, bem como casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica.

  • 3 Temperaturas elevadas

Caso os fios, tomadas e interruptores apresentem um aquecimento constante, é recomendado que você solicite a verificação de um profissional da área e realize a troca do material.

  •  4 Choques e cheiros de queimado

Esses são sinais claros de que há algo errado com a instalação. Sempre necessário procurar um profissional urgente, quando verificar que há choques e principalmente cheiro de queimado, para evitar maiores acidentes.