fio ou cabo elétrico qual escolher?

A momentos que nos deparamos com algumas duvida quando se refere a fios e cabos elétricos principalmente durante uma construção ou reforma,  nem sempre será o técnico eletricista o responsável pela compra desses produto a pesar desse ser o cenário ideal, pois o eletricista é o profissional recomendado para tal decisão, entretanto vamos listar a principais diferenças dos fios cabos elétricos e onde é recomendado utiliza-los.

Tipos de fios e cabos

Fio sólido

Material:

Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC.

A vários tipos de PVC que suportam tipos diferentes de temperatura, o PVC também e responsável por  isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais.

O Fio sólido é uma material mas duro e é mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Por esse motivo que os fios sólidos normalmente não são a primeira opção de compra apenas caso o profissional que está cuidando da instalação ou do projeto recomende este modelo.

Seção nominal dos fios sólidos

A seção nominal também chamado de bitola, que seria a espessura do fio, varia de 1,5mm² a 10mm².

E claro o que quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica, em ampères, que o fio ou cabo irá aguentar.

Independentemente do tipo de fios e cabos, você precisa escolher condutores que suportem essa corrente, um exemplo de fácil entendimento é um Fios de 10mm² suportam em média  50 ampères.

Outra coisa que pode ser feito e descobrir quantos ampères o aparelho que você quer ligar precisa para funcionar, é possível fazer o seguinte cálculo: Watts (W) do equipamento, dividido por Volts (V), ou seja, a voltagem – 110V ou 220V.

Para outras informações sobre fio sólido clique aqui

Cabo flexível e cabo rígido

Cabos flexíveis Fios mais finos
Cabos rígidos junção de fios de cobre torcidos

Os cabos rígidos e flexíveis são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas internas, em residenciais, industriais, comerciais, entre outras.

A principal diferença entres os 2 tipos de condutor elétrico e sua flexibilidade.

Os tipos mais comuns de níveis de tensão são de 750V à 1000V.

Tipos de Isolação para fios e Cabos elétricos.

Cabos com 1KV (1000V), por exemplo, são mais usados em indústrias e entradas de energia (em comércios e residências).

Existe vários tipos de espessura do PVC dando ao cabo varias capacidades de voltagem, como por exemplo cabos 300V, 500V, 750V, 0,6 /1KV, portando o ideal e averigua a necessidade de carga elétrica da sua instalação.

Cabo elétrico com Isolação ATOX

Cabos ATOX e uma opção de isolação de condutores, com a vantagem da baixa emissão de fumaça e gases tóxicos.

O PVC normal que em sua queima libera uma alta quantidade de gases, inclusive o clorídrico em contato com o fogo,  a inalação dessa fumaça pode ser bem perigosa à saúde, inclusive sendo uma das causas de óbitos em incêndios.

A utilização do ATOX e altamente recomendado para lugares com grande concentração de pessoas como, Hospitais, Aeroportos, ate mesmo residencial, se preferir algo com mais segurança para seu lar.

Isolação HEPR

HEPR (Etileno Propileno) é um termofixo usado como isolante em fios e cabos, que suporta até temperaturas de 90C, porem o PVC (Cloreto de Polivinila) é um isolante normal em fios e cabos e suporta até temperaturas de 70C.

cabos flexíveis

Sua principal característica e sua flexibilidade com isso ajudando no manuseio, uma vez que eles deslizam nos eletrodutos que pode ser uma facilidade no momento da instalação, dependendo do caso e necessidade.

Estrutura do Cabos flexíveis

Basicamente são compostos por fios mais finos e podem ser dobrados, os tamanhos da bitola mais utilizados variam entre 1mm² e 25mm², mas podem chegar até 300 mm². Já os cabos rígidos são feitos da junção de fios de cobre torcidos, possuem uma seção nominal de até 35mm².

Cabos PP

Possui esse nome por ter duas capas de PVC, uma dentro da outra, podendo ter duas ou mais pontas internas para fazer a ligação. São bem resistentes e seguros.

Possuindo grande flexibilidade é muito usado para ligações de eletrodomésticos, como aspirador, e outros aparelhos mais profissionais como furadeiras.

As medidas da bitola variam de 1 a 10mm². Seu revestimento pode ter a cor preta ou branca, mas as capas internas levam as cores de acordo com a norma ABNT, haverá outros post sobre as normas onde poderá ser acesso aqui.

Cabo Paralelo ou Cordão Paralelo

Esses tipos de cabo é recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres.

Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis. Sua espessura varia entre 2×0,5mm² a 2x4mm².

Quais cor usar na instalação elétricas ?

As cores dos  fios e cabos elétricos, existe para utilidades diferentes há uma norma padrão para evitar confusões e dar mais segurança para quem trabalha com eles durante a instalação.

A cor azul representa os condutores neutros não possuem tensão elétrica e funcionam para o retorno da corrente elétrica, ou seja, fecham o circuito fazendo com que a corrente elétrica flua.

A cor verde para proteção  o popular “fio terra”.

As cores vermelho, amarelo, branco e cinza são usadas para as diferentes fases da rede elétrica, ou seja, é um condutor que possui carga, tensão.