Estrutura e Tecnologia

A RCM prioriza a qualidade desde a escolha dos melhores fornecedores até a realização de testes no produto final. Isto juntamente com: maquinário de primeira linha, profissionais experientes, laboratório completo, setor de P&D e manutenção rigorosa garantem várias vantagens no mercado.

Certificação

A empresa possui certificação de conformidade junto ao Inmetro através da certificadora BRTUV OCP-0016 e mantém rigorosamente esses requisitos em todos seus produtos além de aprimorá-los e diferenciá-los em vários aspectos.

Padronização

Com a padronização de seus processos de acordo com as normas ABNT, e seus produtos de certificação compulsória possuem os Certificados da Marca de Conformidade do Inmetro para fios e cabos.

Qualidade

Para garantir a qualidade de excelência  a RCM  utiliza as melhores matérias-primas como cobre 100% puro, para certificar a nossa qualidade a RCM  é associada à Qualifio – “Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos”, entidade que atua no monitoramento dos produtos deste segmento, bem como incentiva sua correta instalação.  

Qualidade RCM

Nosso controle e aprimoramento da qualidade aliados a matéria prima selecionada fornecem muitas vantagens:

  • Corda de cobre centrada, garantindo mínima variação na espessura da isolação.
  • Camada extra deslizante de pvc premium extrudados na temperatura ideal.
  • Descrição do cabo impresso a tinta, facilitando a identificação.
  • Diâmetro do cabo constante.
  • Matéria-prima da Isolação virgem e selecionada, fornecendo maior proteção elétrica e flexibilidade.
  • Testados para resistir o dobro de tempo em sobrecargas do que os cabos convencionais.
  • Testados para suportar temperaturas até 85°C enquanto a maioria suporta somente 70°C.
  • Cobre de maior condutividade.
  • Maior durabilidade.

Dicas de Qualidade

Para confirmar se um cabo está dentro das normas de qualidade, esclarecemos algumas dúvidas e sugerimos alguns procedimentos que podem ser feitos por pessoas que não possuem equipamentos de teste.

Outro ponto importante é saber se o pvc utilizado possui uma qualidade mínima, e um teste simples que pode ajudar a identificar alguns produtos que não atendem os requisitos pode ser feito ao dobrar o cabo algumas vezes e observar se sua cor torna-se esbranquiçada no local da dobra, caso isto aconteça o pvc não é de boa qualidade, fique atento.

  • Dica 1
  • Dica 2
  • Dica 3

Primeiramente, o ideal é pesar o rolo e comparar com os pesos mínimos tabelados dos nossos produtos, caso esteja abaixo o rolo pode:

  • - Ter menos de 100 metros
  • - Conter menor quantidade de cobre prejudicando a condutividade, gerando maior aquecimento e aumentando o risco de incêndio, além de consumir mais energia.
  • - Conter menor quantidade de PVC diminuindo a segurança, correndo risco de incêndio, choques elétricos e podendo causar interferências elétricas.

 


Pesos mínimos para rolos de 100m de cabos RCM

ProdutoPeso Mínimo* (Kg)
Cabo Flexível 0,75mm²1,1
Cabo Flexível 1,00mm²1,3
Cabo Flexível 1,50mm²1,9
Cabo Flexível 2,50mm²3,0
Cabo Flexível 4,00mm²4,4
Cabo Flexível 6,00mm²6,2
Cabo Flexível 10,00mm²10,6
Cabo Flexível 16,00mm²16,2

Mesmo com essas verificações, o cabo pode não estar em conformidade com as normas. Muitos fabricantes utilizam cobre reciclado em suas matérias-primas, e este, possui menor condutividade do que o cobre virgem, neste caso deve-se utilizar maior quantidade de cobre no cabo. Outro fator que afeta a condutividade do cobre é o recozimento não adequado no processo de fabricação.

Uma dica para saber se o cobre não está de acordo com o nosso padrão é que ele oxida mais rapidamente perdendo seu brilho e “escurecendo” antes do tempo previsto.

 

Outro ponto importante é saber se o pvc utilizado possui uma qualidade mínima, e um teste simples que pode ajudar a identificar alguns produtos que não atendem os requisitos pode ser feito ao dobrar o cabo algumas vezes e observar se sua cor torna-se esbranquiçada no local da dobra, caso isto aconteça o pvc não é de boa qualidade, fique atento.